A chamada utilizará recursos do Fundo Newton em projetos de cooperação com o Brasil no âmbito do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração – PELD

O programa Institutional Links, operado pelo Fundo Newton, aceita propostas para um conjunto de atividades de cooperação entre instituições brasileiras e britânicas incluindo workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio que podem ser realizadas por um período de até dois anos.

O programa é destinado a estabelecer conexões além do nível individual do pesquisador e do agente de inovação, expandindo oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas entre grupos acadêmicos, setor privado e terceiro setor (ONGs, pequenas e médias empresas, centros de transferência de tecnologia e outras organizações sem fins lucrativos).

A chamada visa incentivar parcerias entre instituições brasileiras e britânicas de ensino superior e/ou pesquisa dentro do tema de ecologia de ecossistemas e a geração de capacidades e metodologias para gestão ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade, educação ambiental e divulgação científica.

Esta chamada financiará até seis propostas, que devem ter duração entre 18 e 24 meses e orçamento mínimo de £ 35.000 (trinta e cinco mil libras esterlinas) e máximo de até £ 70.000 (setenta mil libras esterlinas).

Cada proposta deve ter um proponente brasileiro e outro proponente do Reino Unido, e ser submetida conjuntamente no site global do British Council e no site do CNPq (o componente Fundo Newton deverá ser mencionado na apresentação de propostas da chamada PELD).

Somente propostas aprovadas na Chamada PELD 2016 que tenham aplicado para o componente Fundo Newton serão avaliadas pela equipe científica do British Council no Reino Unido, no âmbito da chamada do Institutional Links.

PELD

O programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração é uma ação do CNPq que tem por objetivo manter no Brasil uma rede de centros de pesquisa de referência na área de ecologia de ecossistemas. No PELD, busca-se a produção de conhecimento científico de forma integrada às demandas da sociedade, visando aplicação de resultados em temas interesse social, como subsídios para a tomada de decisão em gestão ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade, educação ambiental e divulgação científica.

O PELD lança chamadas públicas regularmente, com o apoio de instituições parceiras. Em 2016, será lançada a chamada CNPq/Capes/FAPs/British Council/Fundo Newton Pesquisa Ecológica de Longa Duração ¿ PELD, no âmbito da qual estabelece-se esta parceria com o British Council ¿ Fundo Newton.

Para saber mais acesse: https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/institutional-links-cnpq-peld-2016

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq