SERES 2017
II SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS E SUSTENTABILIDADE

Evento realizado pelo Programa de Pós-graduação em Energias Renováveis (PPGER) do Campus Maracanaú – IFCE com o intuito de oportunizar o encontro de docentes e discentes do curso, bem como demais interessados da sociedade, para reflexão sobre temas relacionados com a geração distribuída de energia, formas alternativas de geração de energia, biocombustíveis e sustentabilidade. A programação se estenderá ao longo de dois dias reunindo apresentação de trabalhos técnicos e acadêmicos, palestras e debates.

A forma de participação é através da apresentação de trabalho técnico ou acadêmico. Pesquisadores e estudantes envolvidos com pesquisas e/ou ações do IFCE, tais como PIBIC, PIBIT, PROAPP, PROINFRA e demais atividades de extensão ou pesquisa podem se inscrever para apresentação Oral ou Poster. Pesquisadores, estudantes de cursos técnicos ou de graduação de outras instituições também podem participar como autores.

Fique atento para mais informações em breve.

 

Edições anteriores


Comissão organizadora
  • Prof. Dr. Pedro Henrique Augusto Medeiros (Coordenador Geral)
  • Dr. Neuman Fontenele Viana (Coordenador Científico)
  • Rafaely Alcântara da Silva (Coordenador Técnico-Administrativo)
  • Antonia Tatiana Pinheiro do Nascimento (Coordenador Discente)


Comitê científico
  • Corneli Gomes Furtado Júnior, Dr. IFCE
  • Geraldo Luis Bezerra Ramalho, Dr. IFCE
  • Otávio Alcântara de Lima Júnior, Dr. IFCE
  • Mario Cesar Wiegand, Dr. FUNCEME
  • Auzuir Ripardo Alexandria, Dr. IFCE
  • Rejane Felix Pereira, Dr. UNILAB
  • Pedro Henrique Medeiros, Dr. IFCE
  • Jan Jager, Dr. Universidade de Stenden, Holanda
  • Carlos Alexandre Gomes Costa, Dr. UFC
  • Maria Fernanda da Silva Rodrigues, Dr. Universidade de Aveiro, Portugal


Trabalhos aprovados

Os trabalhos aprovados para apresentação serão no formato Poster ou Oral.

Os autores dos trabalhos aprovados como Poster deverão providenciar a confecção do material de exposição.

Os autores dos 10 melhores trabalhos apresentados na forma Oral serão convidados a produzir um artigo completo para compor uma publicação do evento.

Os autores que apresentarem seus trabalhos receberão certificado de participação no evento.

 


Currículo dos palestrantes

PhD. Fernando Luiz Marcelo Antunes – DEE -UFC

Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e PhD pela Loughborough University of Technology, Inglaterra(1991). É Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará ensinando e pesquisando nas áreas de eletrônica de potência, máquinas elétricas e produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis de energia. Orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFC, com publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais na área de eletrônica de potência. Coordena o Grupo de Processamento de Energia e Controle – GPEC do DEE da UFC onde são realizadas pesquisas com financiamento de agências de fomento e empresas nacionais. No período de abril de 2006 a março de 2007, em estágio de pós-doutorado, atuou como pesquisador em projeto de conversores multiníveis de alta potência para aerogeradores off-shore, no Instituto de Tecnologia em Energia Solar – ISET(atualmente IWES – Instituto de Energia Eólica e Energia) em Kassel na Alemanha. É membro da SOBRAEP, da SBA e do IEEE. Foi Editor da revista Eletrônica de Potência da Presidente da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência SOBRAEP no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2009, e Presidente da SOBRAEP de setembro de 2009 a setembro de 2011. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFC até maio de 2015.

http://lattes.cnpq.br/3429770707790925

Dra. Maria Fernanda da Silva Rodrigues - Universidade de Aveiro - Portugal

Fernanda Rodrigues é Professora Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, onde completou em 2008 o Doutoramento no âmbito da avaliação do estado de conservação de edifícios. É docente e responsável pelas unidades curriculares de gestão da construção do plano curricular de Engenharia Civil, leciona e é perita qualificada no âmbito da térmica e eficiência energética de edifícios e é projetista certificada de Passive House. Atualmente está envolvida em projetos nacionais de investigação no âmbito da eficiência energética de elevado desempenho. É orientadora principal de alunos de doutoramento em curso e foi orientadora e coorientadora de mais de 40 teses de mestrado já concluídas. Atualmente está a desenvolver pesquisa em BIM, em reabilitação energética de edifícios, em Near Zero-Energy Buildings e em Passive House. Publicou um número significativo de artigos em revistas e congressos internacionais e nacionais. Elaborou vários relatórios técnicos sobre anomalias em edifícios, suas causas e medidas para a sua eliminação/limitação. Faz parte da direção da Casa Passiva – Passivhaus Zero-Energy – Plataforma Portuguesa e da ANQIP – Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais.

Dr. José Carlos de Araújo – DENA -UFC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Hannover (1989) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1994). O docente despendeu ano sabático na área de Engenharia Hidráulica junto à Universidade de Birmingham, Inglaterra (2004); e na área de Hidrologia junto à Universidade de Potsdam, Alemanha (2012-2013). Foi professor visitante das Universidades de Havana (Cuba, 2008) e de Valladolid (Espanha, 2010). É Professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: hidrologia física de ambientes semiáridos, sedimentologia, reservatórios do semiárido e hidráulica.

http://lattes.cnpq.br/4685147284428960

Dr. Jan Jager – Univ. Stenden- Netherlands

Jan Jager obtained his MSc in Organic Chemistry (with a minor in Polymer Chemistry) from Groningen University in 1983, graduating with first-class honours. He went on to earn his doctorate in Organic Chemistry from the School of Mathematics and Natural Sciences at the same university, under thesis supervisor Professor J.B.F.N. Engberts. His thesis ‘Hydrolytic Reactions in the Presence of Water-Soluble Hydrophobic Polyacids’ explores the impact of hydrophobic microdomains within water-soluble polymers on organic reactions. His findings were covered by several scientific publications devoted to physical organic chemistry and polymer chemistry.

Jager began his career in 1987 as a researcher in a polymerisation department at Akzo Nobel in Arnhem, where he developed new polymers with improved properties, to be used for technical wire and other purposes. Sections of the study have been patented. Jager became the head of the research department after working there for several years. From 2005 onward, he worked as R&D Programme Coordinator in the research department of Diolen Industrial Fibers in Emmen. When his company went bankrupt in 2008, he assisted with the re-launch of the research and development department of Diolen: Applied Polymer Innovations Emmen (API Institute). API Institute is a new, independent institution dedicated to applied polymer research.

His research interests as a Professor of Applied Sciences include developing the information supply chain for sustainable plastics and plastic technology between the national and international business communities and Stenden Polymore Research & Education (PRE).

PhD. José Tarquinio Prisco – DBBM -UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1962), Master Of Sciences (Horticulture) – University of Arizona (1969) e Doctor of Philosophy (PhD) em Botany/Plant Physiology – University of Arizona (1971). É professor Emérito da UFC, Pesquisador Sênior do CNPq, Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal) e membro do Conselho Superior da Fundação Cearense de apoio ao Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação (FUNCAP). Tem experiência na área de Botânica, atuando em: ecofisiologia de plantas, fisiologia e bioquímica do estresse hídrico e salino, fisiologia e bioquímica da germinação e do estabelecimento da plântula e agricultura no trópico semi-árido.

http://lattes.cnpq.br/1817627153750331

 

Apoio:

CNPq_transparente

logo-aplicacao-horizontal-fundo-claro

funcap

REITORIA a

 

Logo_BNB_(1).svg