Parcerias Internacionais: Porto e Aveiro

Na semana passada, representado pelos professores Geraldo Ramalho, Pedro Pedrosa e Cláudio Sá, o PPGER participou de missão institucional do IFCE em visita oficial às universidades do Porto e Aveiro em Portugal.

O evento foi organizado pelo Prof. Adeildo Cabral do PPGAT (campus Fortaleza) e, dentre outras atividades, envolveu visita a laboratórios da áreas de pesquisas em materiais para construção civil, estruturas, hidráulica (CESAM), poluição ambiental e biomassa.

2015-10-30 07.00.27-8

Além dessas instituições, o PPGER também visitou laboratórios do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), especialmente nas áreas de  engenharia química (envolvidos em pesquisas com biomassa), robótica (em que se desenvolvem sistemas autônomos de monitoramento ambiental) e smart-grid. Esta última, desenvolvida pelo Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD), é parte das pesquisas em automação e monitoramento de sistemas fotovoltaicos empregados em edifícios.

Na Universidade do Porto contactamos o Prof. João Manuel Tavares, do departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia (FEUP), que se mostrou aberto ao recebimento de alunos para doutorado e pós-doutorado. É neste departamento que o professor do PPGER, Pedro Pedrosa, desenvolve trabalho em seu estágio pós-doutoral na área de visão computacional. Vale registrar que o Prof. Tavares presenteou a biblioteca do PPGER com 3 livros recém publicados na área de engenharia biomédica. Os livros abordam técnicas de processamento de imagens que serão úteis  em muitas pesquisas do PPGER com análise de imagens de microscopia ótica, varredura de elétrons e imagens aéreas ou de satélites.

Também destacamos a conversa com o Prof. Adélio Mendes do departamento de Engenharia Química da UP, que recentemente licenciou uma tecnologia na área de geração fotovoltaica. O Prof. Mendes e o Prof. Pedrosa devem se reunir na próxima semana para discutir possibilidades de pesquisa conjunta entre a FEUP e o PPGER.

Em Aveiro conversamos com o Prof. Mário Miguel Cerqueira do CESAM (centro de estudos do ambiente e do mar). No CESAM são realizados estudos de dispersão de poluentes, modelagem computacional e análises com túnel de vento. Também são desenvolvidos sensores para deteção de poluentes e processos químicos para avaliação dos poluentes.

De modo geral, foram identificadas diversas possibilidades de colaboração em pesquisas conjunta que, em breve, devem se tornar realidade por meio de projetos de pesquisa e publicações.

Contato do PPGER: ppger@ifce.edu.br