O exame de qualificação é um dos principais requisitos para a defesa de dissertação. O exame visa averiguar se a pesquisa está sendo conduzida de forma adequada e se o aluno terá condições de concluir seu projeto no prazo. Também visa garantir que o aluno será capaz de defender sua dissertação para a banca avaliadora.

Antes de prosseguir, consulte o regimento e resoluções. A solicitação deve ser feita pelo orientador usando o Formulário de solicitações (NOVO!). Seguem informações adicionais sobre a solicitação do exame de qualificação e sobre as etapas do processo:

  1. Segundo a Resolução 02, Art. 5º, §3º: A comissão de avaliação deve ser composta pelo orientador e mais dois membros internos do PPGER, indicados pelo coordenador do PPGER.
  2. O coordenador levará em consideração a sugestão dos nomes dos avaliadores procurando manter a paridade entre as linhas de pesquisa.
  3. No Art. 1º., parágrafo único: “O orientador deverá requerer a defesa de qualificação à coordenação do PPGER…”
  4. O orientador faz a solicitação via formulário e receberá número de protocolo para que tenhamos registro no sistema da instituição. Deve anexar  as cópias do documento (cópias impressas somente se necessárias) e os nomes sugeridos como avaliadores (indicando quem necessita da cópia impressa).
  5. Os membros da comissão receberão memorando informando da tarefa e do prazo de 21 dias para emitir parecer. O modelo de parecer pode ser baixado aqui.
  6. No Art. 1º., parágrafo único: a coordenação do PPGER “… submeterá o pedido ao Colegiado do Programa para homologação…”.
  7. O aluno será considerado aprovado no exame de qualificação se pelo menos dois pareceres forem positivos. Neste caso, a secretaria do programa lançará o resultado na forma de conceito em uma atividade complementar (Exame de Qualificação) a qual habilita um dos requisitos para a defesa.
OBS.: este processo está em fase de revisão e pode sofrer alterações.

Infográfico do processo de qualificação