O prazo regulamentar para conclusão do curso de mestrado é de 24 meses corridos. Se, no entanto, o discente enfrentar problemas de saúde, afastamento temporário para intercâmbio ou dificuldades na execução do seu projeto, poderá solicitar extensão de prazo de defesa de dissertação por mais 6 meses corridos. Importante destacar que:

  1. os prazos são contados a partir da primeira matrícula no programa.
  2. não existe no regimento a extensão de prazo de qualificação.
  3. as bolsas de pesquisa poderão ser automaticamente suspensas ou canceladas pelos órgãos de fomento após 24 meses ou após o vencimento do prazo do projeto, mesmo que ainda não tenham sido completados os 24 meses como aluno do programa.

A solicitação de extensão de prazo de defesa de dissertação deve ser realizada antes do final do 24º (vigésimo quarto) mês. Solicitações realizadas após a conclusão dos 24 meses regulamentares podem não ser atendidas.

A solicitação deve ser feita com aval do orientador usando o Formulário de solicitações (NOVO!). O orientador deve escrever uma justificativa para a extensão de prazo contendo:

  1. O nome do discente, o título e resumo atualizados do seu projeto de pesquisa em português e em inglês.
  2. Os motivos para a não conclusão do projeto de pesquisa nos 24 meses regulamentares.
  3. Um cronograma detalhando as atividades que serão desempenhadas pelo discente em vistas da conclusão do curso em no máximo 30 meses a contar da primeira matrícula.
  4. Se o discente for bolsista, informar como será feita a complementação da bolsa pelo prazo solicitado.
OBS.: este processo está em fase de revisão e pode sofrer alterações.