Exame de proficiência em língua estrangeira
Como requisito para a defesa de dissertação, o aluno deverá requerer realização do exame de proficiência em língua estrangeira em uma das seguintes modalidades:
PROVA ESCRITA
- Prova (escrita e/ou oral) de validação de proficiência em língua estrangeira.
OBS.: esta modalidade estará disponível a partir de outubro em edições semestrais mediante inscrição prévia. NOVO!
– Acompanhar o calendário de realização das provas. A prova será realizada apenas 1 vez a cada semestre letivo.
– Realizar inscrição via Formulário de solicitações [Discente] (NOVO!). Informar nome completo e data (dia/mês/ano) prevista para defesa, definida em comum acordo com o seu orientador.
PROVA DOCUMENTAL (qualquer uma das seguintes opções)
- Comprovação de proficiência em língua estrangeira através de testes de nível, diplomas e certificados.
São considerados documentos válidos para efeito de comprovação de proficiência em língua estrangeira:
– Resultado de teste presencial ou realizado online, dentro do prazo de validade (até 2 anos), com mínimo de
390 pontos na escala TOEFL ITP
29 pontos na escala TOEFL IBT
350 pontos na TOEIC
3 pontos na escala IETLS
>>> Inscrições para TOEFL ITP: IsF (idiomas sem fronteiras). No Ceará, a UFC é o Centro Aplicador. As inscrições para o teste TOEFL ITP serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do site http://isfaluno.mec.gov.br/index/acesso/i/c. - Certificados de conclusão de curso de língua estrangeira no CLEC ou escola de línguas reconhecida, com carga horária mínima de 400 h/a somados.
- Declaração de matrícula em curso de língua estrangeira, CLEC ou escola de línguas reconhecida, com carga horária mínima de 200 h/a cursadas.
- Estar cursando ou ter concluído o terceiro nível do My English Online – CAPES/MEC, desde que a média das notas dos níveis já cursados seja superior a 68,0, comprovados por certificado emitido pelo curso.
Para solicitar a realização do exame documental, o aluno deverá preencher o Formulário de solicitações [Discente] (NOVO!). Tenha em mãos cópia dos documentos comprobatórios. A secretaria do programa realizará a autenticação com a apresentação dos originais. Se a solicitação for aceita, o aluno será matriculado na atividade complementar: Exame de Proficiência em Língua Estrangeira. Caso seja considerado aprovado, o aluno terá cumprido um dos requisitos para a defesa de dissertação.
OBS.: este processo está em fase de revisão e pode sofrer alterações.