Como requisito para a defesa de dissertação, o aluno deverá requerer realização do exame de proficiência em língua estrangeira em uma das seguintes modalidades:

PROVA ESCRITA

1. Prova (escrita e/ou oral) de validação de proficiência em língua estrangeira.
    OBS.: esta modalidade ocorre eventualmente, caso haja muita demanda.
    – Acompanhar o calendário de realização das provas.  A prova será realizada apenas 1 vez a cada semestre letivo.

PROVA DOCUMENTAL (qualquer uma das seguintes opções)

1. Comprovação de proficiência em língua estrangeira através de testes de nível, diplomas e certificados.
    São considerados documentos válidos para efeito de comprovação de proficiência em língua estrangeira:
    – Resultado de teste presencial ou realizado online, dentro do prazo de validade (até 2 anos), com mínimo de
    390 pontos na escala TOEFL ITP
    29 pontos na escala TOEFL IBT
    pontos na TOEIC
    3 pontos na escala IETLS
    >>> Inscrições para TOEFL ITPIsF (idiomas sem fronteiras). No Ceará, a UFC é o Centro Aplicador. As inscrições para o teste TOEFL ITP serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do site http://isfaluno.mec.gov.br/index/acesso/i/c.
  2. Certificados de conclusão de curso de língua estrangeira no CLEC ou escola de línguas reconhecida, com carga horária mínima de 400 h/a somados.
  3. Declaração de matrícula em curso de língua estrangeira, CLEC ou escola de línguas reconhecida, com carga horária mínima de 200 h/a cursadas.
  4. Estar cursando ou ter concluído o terceiro nível do My English Online – CAPES/MEC, desde que a média das notas dos níveis já cursados seja superior a 68,0, comprovados por certificado emitido pelo curso.

Para solicitar a realização do exame documental, o aluno deverá preencher o Formulário no Sei e enviar o documento anexo ao processo. Se a solicitação for aceita, o aluno terá a atividade complementar Exame de Proficiência em Língua Estrangeira cadastrada no sistema acadêmico. Caso seja considerado aprovado, o aluno terá cumprido um dos requisitos para a defesa de dissertação.

OBS.: este processo está em fase de revisão e pode sofrer alterações.