Sebrae lança edital de inovação. Tudo o que uma boa ideia precisa: impulso para decolar.
O programa oferece subsídio de até R$ 120 mil por projeto e tem o objetivo…
Maurício Nunes Kleinberg defendeu sua dissertação intitulada “ESTUDO DA DEGRADAÇÃO E ESTABILIDADE OXIDATIVA DO SEBO BOVINO NA ETAPA DE ARMAZENAMENTO EM USINAS DE BIODIESEL VISANDO À REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO” (em inglês, Study of Degradation and Oxidative Stability of Beef Tallow in the Storage Step in Biodiesel Plants Aimed at Reducing the Production Costs) e obteve êxito, sendo o mais recente Mestre em Energias Renováveis formado pelo PPGER.
A banca examinadora foi formada pelo orientador Prof. Dr. Marcelo Monteiro Valente Parente e pelos convidados Prof. Dr. Hugo Leonardo de Brito Buarque (IFCE), Prof. Dr. Francisco Murilo Tavares de Luna (UFC), Profa. Dra. Maria Alexsandra de Sousa Rios (UFC) e Prof. Dr. Jan Jager (STENDEN UNIVERSITY). Destacamos a atuação do Prof. Jan Jager que, da Holanda, participou on-line por meio de videoconferência e deu importantes contribuições para o trabalho, abrindo caminho para a internacionalização do programa nesta e em futuras cooperações.
Vale registrar a ilustre presença do Prof. Dr. Celio Loureiro Cavalcante Jr (UFC), ex-Diretor Científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, que esteve prestigiando a defesa e os membros da banca examinadora, muitos deles seus ex-alunos.
O projeto de pesquisa foi desenvolvido no Laboratório de Inspeção e Análises de Falhas (LIAF/IFCE-Maracanaú) em parceria com o Laboratório de Processos e Análises Químicas (LQA/IFCE-Fortaleza) e Núcleo de Pesquisas em Lubrificantes Ícaro de Souza Moreira (NPL/UFC).
O Mestrado do PPGER é apoiado pela CAPES, CNPq e FUNCAP.