I SERES - completo

Evento realizado pelo Programa de Pós-graduação em Energias Renováveis (PPGER) do Campus Maracanaú – IFCE, com o intuito de oportunizar o encontro de docentes e discentes do curso, bem como demais interessados da sociedade, para reflexão sobre temas relacionados com a geração distribuída de energia, formas alternativas de geração de energia, biocombustíveis e sustentabilidade. A programação se estenderá ao longo de dois dias reunindo apresentação de trabalhos técnicos e acadêmicos, palestras e debates.

Para participar como ouvinte basta realizar a inscrição no site. O certificado de participação no evento será de 20 horas. Os monitores selecionados para contribuir na organização do evento receberão certificado de 40 horas.

Outra forma de participação é através da apresentação de trabalho técnico ou acadêmico. Pesquisadores e estudantes envolvidos com pesquisas e/ou ações do IFCE, tais como PIBIC, PIBIT, PROAPP, PROINFRA e demais atividades de extensão ou pesquisa podem se inscrever para apresentação Oral ou Poster. Pesquisadores, estudantes de cursos técnicos ou de graduação de outras instituições também podem participar como autores.

Para receber o certificado de participação no evento é imprescindível efetuar a inscrição no site.

Datas importantes

Inscrição para participação como ouvinte e minicurso – 16/05 a 30/06/2016

Inscrição para apresentação de trabalho – 16/05 a 10/06/2016 – encerrado

Divulgação dos trabalhos aprovados na forma oral ou poster – 20/06/2016

 


Trabalhos aprovados

lista de trabalhos aprovados para apresentação no formato Poster ou Oral pode ser consultada na “Programação”.

Os autores dos trabalhos aprovados como Poster deverão providenciar a confecção do material de exposição.

Os autores dos 10 melhores trabalhos apresentados na forma Oral serão convidados a produzir um artigo completo para compor uma publicação  do evento.

Todos os autores receberão certificado de participação no evento.


Trabalhos publicados

Revista Conexoes I SERES

REVISTA CONEXÕES


Comissão organizadora
  • Prof. Dr. Geraldo Ramalho (Coordenador geral)
  • Dra. Simone Semionato (Coordenadora científica)
  • Rafaely Alcântara (Secretariado)
  • Antônia Tatiana Pinheiro do Nascimento (Responsável pelos monitores e assistentes de seminário)

 


Inscrições para autores de trabalhos
  • Formulário de submissão de trabalhos (resumo expandido) – encerrado
  • Kit para autores

  • Regra para as apresentações de trabalhos:
  • ORAL: O autor disporá de 15 minutos para apresentar seu trabalho e 5 minutos para debates com o público e avaliadores.

    POSTER: A duração de cada Sessão de Posters é de 90 minutos. O autor deverá permanecer junto ao seu poster, nos horários definidos, para responder as questões do avaliador.


    Inscrições para ouvintes
    • Formulário de inscrição para participantes dos seminários e palestras – novas inscrições apenas na abertura do evento

     


    Programação

     

    PROGRAMACAO FINAL DO SERES

     


    Currículo dos palestrantes

    Dra. Cristiane Borges Braga - Pólo de Inovação do IFCE

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Ceará e diretora do Polo de Inovação Fortaleza-IFCE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Telemáticas Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional e formação de professores.

    MBA Francisco Amadeu Monteiro do Nascimento - Cortez Engenharia

    Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Fortaleza (2010) e especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Fortaleza (2012). Atualmente é Coordenador Geral de Engenharia e Planejamento da Cortez Engenharia e Professor da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção.

    Me. Igor Moura Rodrigues - NIT/IFCE

    Advogado. Mestre em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito (Stricto Sensu), mestrado acadêmico e doutorado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Graduado (Pós-graduação Lato Sensu) em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera/Uniderp. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisador nas áreas de Propriedade Intelectual, Direito Constitucional e Ciência Política, com foco em Teoria da Democracia e Representação Política. Atuou como bolsista de transferência de tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE pelo projeto REDENIT-CE/FUNCAP. Presta consultoria e assessoria à Pro-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e ao Núcleo de Inovação Tecnológica do IFCE, atuando nas áreas de gestão da inovação e da propriedade intelectual, além de ministrar cursos de curta duração em direitos da propriedade intelectual, patentes e registros. Foi Assessor Jurídico da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará – SECITECE, no Programa Tecnova-CE, programa para apoio à inovação tecnológica às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte do Ceará. Professor do módulo de Propriedade Intelectual, no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Inovação Tecnológica, promovido pelo IFCE, FIEC e Universidade de Ben Gurion, de Israel. Professor das disciplinas de Direito Eleitoral e Direito Administrativo II, na Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ). Professor do Módulo IV (Democracia, Economia, Sociedade e Meio Ambiente) no Grupo de Estudos preparatório para a seleção do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), promovido pelo Instituto Conceito.

    Me. Tathilene Bezerra Mota Gomes Arruda - PETROBRAS

    Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Química também pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente trabalhando em empresa do ramo de petróleo (PETROBRAS) e cursando doutorado na Universidade Federal do Ceará, com foco na obtenção de biodiesel e biolubrificantes.

    Me. Thomas Lívio Santos Coelho

    Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará (2013) e mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2016). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária. Atuando principalmente nos seguintes temas: Area de Preservação Permanente, Distribuição de Probabilidade, Cota Máxima Maximorum, Novo Código Florestal.

    Me. Luiz Daniel Santos Bezerra - IFCE

    Mestre pela Universidade federal do Ceará (2010) em Eletrônica de Potência com ênfase em controle de conversores CC-CC e controle digital de inversores. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2007) – Magna Cum Laude. Realizou graduação sanduíche em Elektrotechnik – Universität Kassel (2005). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: fuzzy, pid, sistemas integrados, comunicação usb. Trabalha com projetos de controle de máquinas industriais e servo mecanismos, também atua no desenvolvimento de projetos na área de eletrônica de potência, em especial com o uso de controle digital aplicado. Sócio e ex-diretor da empresa SDG Soluções Energéticas. Atualmente é Professor de Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Ceará, Campus Maracanaú, e aluno de doutorado do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará – UFC

    Dr. Francisco Frederico dos Santos Matos - IFCE

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1996) e título de Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atuou como Eng. Pesquisador II na Whirlpool S.A. durante 4 anos e 11 meses, onde obteve experiência na área de ganho de Eficiência Energética, com ênfase em Mecânica dos Fluídos. Atuou principalmente nos seguintes temas: simulação computacional (CFD) com malhas móveis, iteração fluído-estrutura, projeto de compressores herméticos de refrigeração: dimensionamento de válvulas automáticas que atuam com ação do escoamento, dimensionamento de mancais hidrodinâmicos e magnéticos. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, onde atua nos cursos de graduação em tecnologia e mestrado acadêmico em energias renováveis.

     


    Informações sobre o minicurso
    • Coordenadores: Prof. Dr. João Carlos da C. Assunção e Prof. Dr. Francisco Eduardo A. R.
    • Orientandas: Francisca Belkise de Freitas Moreira; Rita de Cassia de Freitas Bezerra; Mayara Mesquita Santiago
    • Participantes e pré-requisito: 15 participantes (70% das vagas são destinadas a alunos de Graduação e o restante para o público em geral).
    • Local: Laboratório de Química Analítica e Microbiologia Ambiental do IFCE, Campus Maracanaú
    • Proposta do mini-curso: O objetivo principal deste minicurso é disseminar os conhecimentos teóricos e práticos sobre o biodiesel e a obtenção de diversos bioprodutos a partir dele. Pretende-se abordar no decorrer do minicurso como surgiu o biodiesel; sua definição; forma de obtenção; suas principais propriedades; os principais bioprodutos obtidos a partir dele; sua importância energética para o mundo; e suas perspectivas. Para aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o minicurso, será realizada a parte prática, em que todos os envolvidos poderão acompanhar a obtenção de um biodiesel usando a transesterificação convencional por catálise básica.