Aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro de 2015, na sala de videoconferência do campus Fortaleza, o Workshop de Educação Profissional e Capacitação, organizado conjuntamente pelo GIZ (órgão alemão de cooperação para o desenvolvimento sustentável), PPGER e pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Gestão Ambiental (PGTGA).

O evento foi uma ação promovida pelo MEC por meio do Comitê de Eficiência Energética dos Institutos Federais que tem por objetivo identificar, estimular e elaborar soluções para a qualificação profissional no setor de eficiência energética.

Estiveram presentes professores, alunos e empresários do setor de construção civil, representantes da prefeitura de Fortaleza, além de membros do PPGER. Como resultado do workshop, foram elaboradas propostas para serem encaminhadas ao MEC e dar continuidade ao trabalho do comitê. Dentre as propostas estão a inclusão de conteúdo relativo às tecnologias e gestão voltadas para eficiência energética no catálogo de cursos do MEC e o estudo para a criação de cursos de especialização de curta duração direcionadas a técnicos e graduados que atuam diretamente no setor de construção civil e elétrico.

Como resultado, o PPGER, através de seus docentes que participam também do colegiado de cursos de graduação e em cursos técnicos, encaminhou propostas para a criação de um curso técnico que aborde a eficiência energética como um dos temas principais do seu projeto pedagógico, além de propor também a adaptação do conteúdo didático de cursos técnicos e superiores em andamento para que reforcem conteúdos didáticos visando abordar a eficiência energética de forma mais direta.