O PPGER torna público o cadastro de reserva para bolsas de mestrado e esclarece as dúvidas a respeito da disponibilidade de bolsas e os critérios de distribuição das mesmas. Em caso de dúvidas ou sugestões, os interessados devem procurar seus representantes na comissão de pós-graduação.

Breve histórico

O PPGER possui duas cotas de bolsas de mestrado fornecidas pela CAPES. Estas bolsas são gerenciadas pelo PPGER, mas obedecem a regras restritas definidas pela CAPES, inclusive com a obrigatoriedade de assinatura de termo de compromisso em formulário padrão. As cotas são do programa e, portanto, automaticamente renováveis enquanto houver demanda.

Além dessas duas bolsas, o PPGER também possui quatro cotas de bolsas de mestrado fornecidas pela FUNCAP. Da mesma forma que as bolsas CAPES, estas também são gerenciadas pelo PPGER obedecendo às regras do órgão de fomento. Entretanto, estas cotas possuem validade e não são automaticamente renováveis. Novas cotas são adquiridas por meio da participação do PPGER em editais públicos de seleção de propostas da FUNCAP.

Outras modalidades de bolsas de pesquisa são obtidas por iniciativa dos docentes ao submeterem e aprovarem projetos em editais de fomento (por exemplo do CNPq). Essas bolsas são geridas pelo docente/orientador, não sendo computadas para os critérios definidos a seguir.

No início deste ano, o PPGER realizou uma consulta para realizar a formação de um cadastro reserva para bolsas de mestrado, visando estabelecer uma lista de prioridade de concessão de bolsas provenientes da CAPES e da FUNCAP. Os discentes foram convocados por meio de post neste site, por e-mail e outras mídias disponíveis a se inscreverem. Apenas discentes da turma de 2016.1 se inscreveram. Foi criada uma lista por linha de pesquisa em ordem decrescente de nota final obtida no edital de seleção. Naquela ocasião, nenhuma bolsa estava disponível.

A partir da conclusão (defesa de mestrado) de discentes de turmas anteriores que haviam sido beneficiados com bolsas de mestrado, as bolsas remanescentes foram redistribuídas para atender aos discentes do cadastro reserva. O primeiro discente atendido, com uma bolsa FUNCAP, foi também o primeiro da lista do cadastro reserva dentro da linha de bioquímica e meio ambiente.

Naquela ocasião foi constatado forte desequilíbrio na distribuição de bolsas de mestrado entre as linhas de pesquisa do programa. Após conversa com membros da comissão de pós-graduação ficou decidido que a concessão das próximas bolsas deveria obedecer ao seguinte critério: tornar mais equilibrada a quantidade de discentes bolsistas entre as linhas de pesquisa, atendendo à sequência do cadastro reserva.

Situação atual do cadastro reserva em 14/12/2016 23/3/2017

A classificação geral (sugerida) será ajustada semestralmente para atender ao critério de distribuição equilibrada de bolsas entre as linhas de pesquisa.