A CAPES atualizou o Qualis Periódicos 2013 e 2014 e também a forma de acesso no último mês de setembro. O ofício circular no. 22/2015  apresenta um tutorial para acesso ao novo sistema, que substitui o WebQualis, agora disponível na plataforma Sucupira.

Segundo o ofício circular no. 23/2015, alguns periódicos ficaram de fora desta atualização. O entendimento desta coordenação é que o pesquisador deve utilizar como referência a atualização Qualis mais recente do periódico se ele não aparece na listagem de 2013 e 2014.

Nos casos em que não existe a informação do Qualis de um periódico na área INTERDISCIPLINAR, o nosso entendimento é que deve ser considerado o maior estrato Qualis das demais áreas. Este procedimento deve ser adotado até que a informação da área INTERDISCIPLINAR seja atualizada, o que deve ocorrer nos próximos meses.

Ainda segundo o mesmo ofício, vale lembrar que “o Qualis é um instrumento para subsidiar a avaliação dos programas de pós-graduação”. Embora o Qualis seja a principal referência dos programas de pós-graduação e adotado em muitos editais de fomento, ele deve ser pensado estrategicamente e com parcimônia de forma que não seja utilizado como único critério de qualidade dos periódicos. Para esse fim deve-se também consultar o fator de impacto, que mede a importância do periódico com base na sua média de citações.

Existem outras medidas em uso como a ALM (Artic-Level Metric), mas ainda são vistas como casos particulares. Para muitos o fator de impacto não é perfeito, mas ainda é a melhor referência para avaliar a qualidade de periódicos e única medida reconhecida internacionalmente.