Para estar apto, o aluno deve estar matriculado em DISSERTAÇÃO ter cumprido todos os requisitos para a defesa de dissertação de mestrado, conforme Resolução No.03-PPGER – Normas para Defesa de dissertação. A resolução contém informações detalhadas sobre os requisitos mínimos e responsabilidades, estrutura da dissertação, formação da banca (comissão examinadora) e formas de participação dos membros da banca.

orientador deve dar entrada no pedido de defesa de dissertação com 30 dias de antecedência via protocolo, anexando os seguintes documentos no Formulário de solicitações (NOVO!):

  1. nome completo, CPF, titulação, instituição, contatos (e-mail e telefone) e endereço postal para envio das cópias impressas para cada membro da banca, além da indicação dessas informações para um membro suplente.
  2. cópia impressa da dissertação para cada membro da banca (informar se os membros da banca desejam receber cópia impressa ou digital por e-mail ou se o orientador/aluno será o responsável pela entrega dos documentos).
  3. cópia digital da dissertação no modelo do PPGER em formato PDF.
  4. comprovante de submissão de artigo ou comprovante de aprovação de artigo para publicação em periódico com Qualis igual ou superior a B2 ou com fator de impacto (IF) ou JCR superior a 0,5 (apresentar originais para autenticação na secretaria do programa).
  5. informar se há restrições quanto à defesa ser aberta ao público (proteção à propriedade industrial ou intelectual).
  6. previsão de data,  horário e local da defesa.

Após a análise da documentação, a secretaria enviará número do protocolo para o e-mail cadastrado no formulário. Os prazos serão contados a partir do recebimento da documentação completa.

Saiba mais sobre a Defesa de Dissertação e obtenha os modelos de texto e de apresentação

Infográfico do processo de defesa de dissertação