Você tem dúvidas sobre o processo de seleção?

Consulte primeiro a lista de perguntas e respostas:

1.  “Gostaria de saber sobre as inscrições do programa de Mestrado em Energias Renováveis.”

Todas as informações, inclusive o edital de seleção, estão disponíveis no site do programa.

2. “O projeto de pesquisa tem que ter dados de alguma pesquisa realizada anteriormente pelo candidato, ou pode ser um projeto novo baseado somente em pesquisa bibliográfica?”

O projeto proposto deve ser novo mas pode se basear em projetos já executados.

3. “No item 2.2.6., pede que entreguemos: Declaração do empregador liberando o candidato para cursar o Mestrado em regime de dedicação exclusiva, caso possua algum vínculo empregatício… com a minha escala de trabalho, não há condições de flexibilização para conseguir cursar, caso seja aprovado?”

O aluno do mestrado precisa se dedicar bastante, pois o tempo é curto para cursar as disciplinas e ainda desenvolver uma pesquisa. A declaração de liberação é uma garantia de que o aluno terá o tempo necessário para essa dedicação e, consequentemente, concluir o cronograma apresentado no seu projeto de pesquisa.

4.  “Como deve ser o modelo da declaração de liberação a ser apresentada?”

Trata-se de uma declaração emitida pelo empregador dando ciência da sua participação na seleção do mestrado e deixando claro que, se selecionado, será liberado para cursar o mestrado.

5. “O projeto que tenho em mente é o desenvolvimento de …., é possível eu ingressar no mestrado do IFCE para atingir este objetivo?”

Provavelmente, sim. Porém é necessário participar da seleção para que a comissão de seleção analise a viabilidade técnica e científica do projeto. Entre em contato com um professor do programa, na linha de pesquisa de interesse.

6. “Gostaria de conversar com os professores desses temas mencionados, como faço para entrar em contato?”

Consulte o Curriculo Lattes do Corpo Docente na linha de pesquisa de seu interesse.

7. “Gostaria de saber se registro no INPI de Desenho Industrial é pontuado na seleção do Mestrado ou só pontua registro de Patente Industrial e Modelo de Utilidade?”

Sim.

8. “Há algum modelo de documento disponibilizado pelo IFCE para fins de ….. ?”

Caso o modelo de documento desejado não esteja disponibilizado nos anexos do edital, o candidato pode adotar o modelo que considerar mais adequado.

9. “Mesmo sem o diploma eu poderei me candidatar a vaga de mestrado em energias renováveis?”

Sim, você pode participar da seleção sem o diploma. Porém, caso seja selecionado, deve entregar toda a documentação exigida pelo edital para poder efetuar a matrícula.

10. “Qual o horário das aulas?”

O mestrado acadêmico é uma atividade de tempo integral. Quando não há aulas, o aluno deve estar estudando ou desenvolvendo seu projeto. As aulas podem ser pela manhã e/ou à tarde, no campus Maracanaú e/ou no campus Fortaleza.

11. “Preciso comprovar que sou elegível a participar do sistema de cotas?”

Sim. Você deve apresentar documentos que comprovem sua elegibilidade como concorrente às vagas reservadas para cotistas.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do PPGER:

E-mail: ppger@ifce.edu.br